Praça Presidente Kennedy, 28311. 2084-0674
Contact info
Praça Presidente Kennedy, 28311. 2084-0674

Esquadrias de alumínio valorizam o imóvel.

Esquadrias de alumínio valorizam o imóvel.

Imóvel usado continua sendo valorizado no mercado.

Para revender ou alugar, produto representa uma boa oportunidade de renda extra

POR CRISTIANE CAMPOS

Rio -  Quando pensamos no aquecimento do mercado imobiliário brasileiro, a primeira ideia que nos vem à cabeça é a do volume de lançamentos dos últimos anos. No entanto, a comercialização de imóveis usados, ou avulsos, também está muito movimentada, e apresenta boas oportunidades para quem quer investir neste tipo de produto.

Presidente da RE/MAX Brasil e corretor de imóveis há mais de 30 anos, Renato Teixeira diz que a estabilidade da economia brasileira favorece a prática de comprar um imóvel antigo, fazer uma reforma, e o revender por um valor mais alto. “Até mesmo no mercado americano, onde há uma crise econômica, essa modalidade está indo bem”, comenta Teixeira.

De acordo com Romulo Aquino, diretor da Champions Consultoria Imobiliária, os usados também são os preferidos por quem deseja se mudar imediatamente, para não pagar mais aluguel, ou por mudanças sofridas na estrutura familiar. “Geralmente, o imóvel ficou pequeno demais, porque a família cresceu, ou grande demais, porque os filhos se casaram”, explica Aquino.

Financiamento diferentes

Para Sandro Santos, diretor da Sawala Imobiliária, além da vantagemde pagar o financiamento já morando, os imóveis avulsos são ideais para quem compra já pensando em alugar e, assim, gerar uma renda extra. “Já tivemos casos em que o cliente escriturou um imóvel com outro cliente interessado em alugar o mesmo”, exemplifica o corretor.

Porém, é preciso ficar atento à diferença de financiamento entre este tipo de imóvel e de um novo. “O processo é diferente de um imóvel na planta. Isso vai desde a parte da documentação até as taxas de juros e a modalidade de financiamento. O percentual financiado do valor do imóvel varia de banco para banco”, alerta Bruno Teodoro, diretor da Estrutura Consultoria e especialista em financiamentos habitacionais.

Cuidados ao comprar um imóvel de segunda mão

Para quem também está à procura de um imóvel usado, seja para investir ou morar, é importante estar atento a algumas dicas valiosas. Para Renato Teixeira, da RE/MAX, um ponto que se destaca é verificar a estrutura da unidade com bastante cautela, para evitar problemas com as partes elétrica ou hidráulica. Também é preciso analisar, no caso da necessidade de uma reforma, quanto seria gasto, em média, para verificar se o investimento vai valer a pena.

Sandro Santos, da Sawala Imobiliária, diz que outro princípio básico é verificar toda a documentação do imóvel e do vendedor antes de fechar negócio.

“É importante ver se o imóvel tem dívidas com o condomínio, com o IPTU, ou algo que possa comprometer a compra”, alerta.

Outra dica importante, de acordo com Santos, é ir ao imóvel em dias e horários diferentes, principalmente à noite, para ver se é seguro e tem transporte próximo, entre outros pontos.

Boa opção fazer um investimento

Com as baixas taxas de juros em outros tipos de investimentos financeiros, como a caderneta de poupança, comprar um imóvel usado para alugar pode representar uma boa oportunidade de ter uma renda extra. Para Renato Teixeira, presidente da RE/MAX, a nova lei do inquilinato oferece garantias jurídicas aos proprietários, o que torna esse tipo de investimento muito mais seguro.

“Os retornos obtidos com a rentabilidade do aluguel de imóveis estão muito interessantes”, avalia Teixeira.

De acordo com Alexandre Parente, vice-presidente administrativo da Renascença Administradora, imóveis que já oferecem ao futuro locatário todas as condições de se ocupar imediatamente são os que são alugados mais rápido. Esse tipo de produto é o preferido para quem tem urgência em alugar uma residência.

“Benfeitorias como armários, esquadrias de alumínio e box blindex nos banheiros colocam um imóvel em vantagem em relação a outros que não tenham estes itens”, alerta Parente.

This article was written by admin

Menu